logo.jpg

Jogos de ComputadorRPGLinksTermos de Uso

 

Início > Filosofia da Barata

 

Propagandas (27/12/2013)

Um aspecto importante em qualquer empreendimento, dentro e fora da internet, é determinar quem, ou o que, financia tal empreendimento. Este site inicialmente não tem propagandas e não cobra dos usuários pelo acesso. Logo quem o financia são os próprios desenvolvedores. Isso pode parecer bobagem visto que se trata de um site pequeno e amador. Mas não é bobagem se for considerado o fato de que isso tem a ver com a privacidade do usuário, fato explicado nos próximos parágrafos.

Uma grande empresa que ofereça qualquer tipo de serviço a uma grande quantidade de usuários precisa de grande quantidade de dinheiro para se manter. Isso não é diferente na internet nem mesmo com os serviços gratuitos. Se o acesso a esses serviços é gratuito então a empresa precisa se monetizar de outra forma. É aí que normalmente entra a propaganda.

A mensalidade que você paga ao provedor de internet refere-se apenas à conexão. Quase todas as empresas que oferecem “gratuitamente” serviços na internet sustentam seus negócios com base em propagandas. E essas propagandas são muito mais efetivas se essas empresas registrarem as preferências de cada usuário, individualmente. Há quem possa achar isso bom, pois assim há maiores chances de ver produtos de interesse nas propagandas. Mas é bastante perigoso que as pessoas sejam cada vez mais monitoradas por entidades que visam ao lucro e não o bem-estar social.

Pelo fato de oferecer serviço gratuito e não exibir propagandas, considerando as proposições acima, fica aqui registrado um elogio a Wikipédia, projeto da Fundação Wikimedia, que é um grande sucesso apesar de ser administrado por uma fundação sem fins lucrativos.

Observe que o fato de um site oferecer propagandas por si só não é um abuso contra a privacidade do usuário. O uso de propagandas é um modo aceitável de um site se financiar. Na opinião dos desenvolvedores deste site, o abuso ocorre se inadvertidamente as informações pessoais do usuário são coletadas e armazenadas com o fim de expor o usuário a propagandas direcionadas pessoalmente para ele. E isso se agrava quando uma mesma empresa concentra todos os serviços que o usuário costuma acessar.

Assim, vários dos serviços oferecidos por terceiros citados neste site oferecerão propagandas. Cabe ao usuário ter o discernimento para decidir o quanto de informações pessoais colocará nos serviços de cada empresa e quais propagandas ele julga inadequadas.

<< < > >>

Envie um e-mail!