logo.jpg

Jogos de ComputadorRPGLinksTermos de Uso

 

Início > Filosofia da Barata

 

Certo e errado (08/03/2015)

Saber diferenciar o certo do errado parece muito difícil se considerarmos os conflitos de ideias que ocorrem a todo momento.

Normalmente quando uma ideia é tida como certa, essa avaliação independeria do contexto e do tempo. Na prática, é muito comum as pessoas mudarem de opinião

Por exemplo, quando há uma guerra, pessoas que em tempo de paz jamais matariam outras pessoas se dispõe a matar. Afinal, matar é certo ou errado?

Uma pessoa poderia se apoiar nas leis do Direito ou da religião para definir o que ela acredita ser certo ou errado. Teoricamente isso faz sentido pois nos dois casos tratam-se de conjuntos de normas que as pessoas deveriam seguir para estar de acordo com preceitos tidos como certos. Mas, por outro lado, se as pessoas sempre agissem conforme as leis pré-estabelecidas, não teria havido movimentos sociais importantes.

 Em um determinado contexto, quando há um conflito de ideias, supõe-se que, se uma delas estiver certa, as outras estariam erradas.

Ainda assim, deve ser levado em conta que se duas ideias se opõe é porque existem diferentes grupos de pessoas defendendo essas ideias divergentes. E é claro que cada grupo acredita que a sua ideia defendida é a certa, pois ninguém defenderia de maneira sincera uma ideia tida como errada. Assim, é importante que as pessoas levem em conta que o fato delas acreditarem que suas ideias são certas não implica que essas ideias sejam certas, pois, em um conflito de ideias divergentes em que apenas uma ideia é correta, mesmo as pessoas que acreditam na ideia errada acreditam que defendem a ideia certa.

Por isso, as pessoas não devem menosprezar as ideias simplesmente por não acreditarem nelas, pois não é a “crença” que define o que é certo e o que é errado. A melhor forma de decidir o que é certo ou errado é saber, conhecer o que cada ideia defende e conhecer os fatos relacionados a essas ideias.

É possível concluir também que a proporção de pessoas que defendem uma mesma ideia não importa para se definir se essa ideia é certa. Por exemplo, dentro de um partido político de ideologia comunista provavelmente a maioria das pessoas aprovariam ideias comunistas, mas se for considerada a opinião das pessoas de fora do partido, é possível que a maioria das pessoas discordassem dessas ideias. A depender do grupo de pessoas avaliadas, como uma ideia poderia estar certa e errada ao mesmo tempo?

<< < > >>

Envie um e-mail!