logo.jpg

Jogos de ComputadorRPGLinksTermos de Uso

 

Início > Filosofia da Barata

 

Mulheres (13/08/2015)

O papel da mulher na sociedade tem sido motivo de discussões por bastante tempo.

Os pontos de vista defendidos tentam definir um padrão de comportamento. Considerando o fato de esse tipo de discussão ser bem menos frequente em relação aos homens, especificamente sobre os seres humanos do sexo masculino, fica evidente uma maior tendência da sociedade de controlar as atividades exercidas pelas mulheres.

Ou seja, independentemente de se defender uma atitude mais conservadora ou mais arrojada para as mulheres, a Sociedade tem uma tendência de controlar a atitude das mulheres.

Um dos aspectos que a sociedade tenta controlar é o comportamento sexual das mulheres. Há quem defenda uma atitude reservada, preservando-se a virgindade para depois do casamento e há quem defenda uma atitude livre, que a mulher pratique sexo quando bem entender. A atitude livre seria mais condizente com a ideia de livre-arbítrio. Mas isso não quer dizer que quem preza pelo livre-arbítrio seja, necessariamente, promíscuo. Fazer sexo quando bem entender pode significar não fazer sexo se assim a pessoa desejar.

Outro aspecto que a sociedade tenta controlar é a aparência. Espera-se que a mulher seja magra, mas com seios e glúteos firmes; tenha a pele lisa, sem pelos e sem manchas; não tenha cabelo branco nem fosco; ou seja, que a mulher, em qualquer idade, tenha as características físicas típicas de uma pré-adolescente. Isso é bastante curioso em uma sociedade que proíbe a pedofilia.

E, por fim, o último aspecto abordado nesse artigo sobre o que a Sociedade tenta controlar é a profissão das mulheres. É esperado que a mulher administre a casa e que tenha um emprego que lhe permita ter essas duas obrigações. Uma mulher que cumpra apenas com uma dessas obrigações corre o risco de ser considerada desleixada, acomodada, preguiçosa ou promíscua.

Toda essa influência desnecessária não pode ser atribuída apenas aos homens pois essas cobranças partem de ambos gêneros. É comum que as próprias mulheres cobrem umas das outras esses aspectos.

Mas, independentemente da influência da sociedade, há pelo menos um mecanismo biológico que faz com que as mulheres, comparativamente aos homens, tenham uma maior necessidade de conseguir um relacionamento estável. Esse mecanismo seria a gravidez.

A gravidez implica em necessidade de ajuda durante um período considerável. Mas com os métodos contraceptivos é possível que as mulheres evitem ficar grávidas. Assim as mulheres poderiam ter vida sexual e profissional independente de relações estáveis. Mas, mesmo com os métodos contraceptivos, possivelmente há mais um mecanismo que impeliria as mulheres a um relacionamento estável: o instinto relacionado à gravidez. Na natureza é comum que os seres saibam lidar com suas características naturais ainda que não tenham sido ensinados a fazer isso, isso se chama instinto.

Apesar de acreditar-se que existe livre-arbítrio, a gravidez e o respectivo instinto criam uma tendência de as mulheres buscarem relações estáveis. Ir contra esses mecanismos pode não ser tão fácil quanto apenas tomar uma decisão.

<< < > >>

Envie um e-mail!