logo.jpg

Jogos de ComputadorRPGLinksTermos de Uso

 

Início > Filosofia da Barata

 

Propagandas - parte 2 (13/08/2015)

Desconsiderando a questão da privacidade relacionada às propagandas já abordada na primeira parte desse assunto, ainda há outro aspecto a ser considerado: o bem-estar do público.

As propagandas criadas com finalidade comercial tem como objetivo induzir o público a gastar dinheiro com o objeto propagandeado, seja através da aquisição de produtos ou serviços ou até mesmo através de doações.

O pagamento justo por um bem ou serviço não é o problema. As pessoas precisam ser remuneradas por seu trabalho e o dinheiro é a forma mais comum de se fazer isso na sociedade. O problema é o modo como as propagandas induzem as pessoas a acreditarem que precisam gastar dinheiro com o objeto da propaganda. A tática mais comum é fazer as pessoas se sentirem mal por ainda não ter gasto dinheiro com o objeto propagandeado.

Isso pode soar absurdo para quem nunca se preocupou com esse assunto, mas é recorrente que em propagandas os atores representem pessoas muito felizes por estarem usufruindo do objeto propagandeado, como se o público, caso não esteja tão feliz quanto o representado pelos atores, tenha a falta do objeto como o motivo da infelicidade. Tal representação, se tomada como realidade, levaria a conclusão de que a aquisição do objeto é um meio de se tornar mais feliz. O efeito colateral dessa tática é o raciocínio inverso dessa conclusão: não comprar o objeto tornaria a pessoa mais infeliz.

E isso fica pior quando a pessoa gasta dinheiro com o objeto com a expectativa de que vai ficar mais feliz e acaba sendo frustrada, pois a felicidade representada pelos atores na realidade nunca existiu.

Com essa nova reflexão e com o objetivo de promover o bem-estar dos frequentadores, o fundador desse site se compromete a não veicular propagandas de terceiros. Os Termos de Uso foram editados para incluir o item 18 que trata do assunto.

<< < > >>

Envie um e-mail!