logo.jpg

Jogos de ComputadorRPGLinksTermos de Uso

 

Início > Filosofia da Barata

 

Hipocrisia (08/03/2015)

A hipocrisia é tão comum no cotidiano das pessoas que normalmente as pessoas não pensam nisso. É como o ar, na maior parte do tempo as pessoas respiram sem precisar lembrar de que o ar está a sua volta.

A hipocrisia está na mentira bem-intencionada, na simpatia sem sinceridade, nas promessas não cumpridas, nas insinuações que criam falsas expectativas, nas meias verdades proferidas com o propósito de confundir, na percepção seletiva de quem vê apenas o que quer enxergar, no uso exclusivo em benefício próprio daquilo que deveria servir a todos, nos líderes que defendem regras que eles mesmos não seguem, nos julgamentos tendenciosos, etc.

Como observado em Certo e errado (08/03/2015), “A melhor forma de decidir o que é certo ou errado é saber, conhecer o que cada ideia defende e conhecer os fatos relacionados a essas ideias”. E é nesse ponto que a hipocrisia prejudica as pessoas. É muito mais difícil decidir sem saber, e é muito mais difícil saber quando se recebe informações falsas.

Para evitar ser prejudicado pela hipocrisia alheia, provavelmente a sinceridade não é o melhor remédio. Pois, afinal, o fato de uma pessoa ser sincera não obriga às demais a deixarem de ser hipócritas. A pessoa que acha que sendo mais sincera resolverá seus problemas, na verdade, estaria apenas se expondo ao julgamento injusto dos hipócritas. Mas, por outro lado, não é necessário ser hipócrita para se proteger da hipocrisia. Um possível remédio contra a hipocrisia seria o segredo.

Se é esperado de uma pessoa que ela expresse algo que essa pessoa não queira, não há necessidade de inventar uma mentira em substituição, a pessoa pode simplesmente não expressar nenhuma ideia. Isso se chama privacidade.

Assim, uma pessoa que mantenha reservados os seus segredos, sejam estas opiniões, preferências, desejos, atividades, etc, evitaria se indispor com quem tem, ou quer expressar, uma opinião distorcida sobre o assunto.

É comum que as pessoas sejam cobradas para assumirem seus segredos, como se o segredo fosse uma vergonha ou sinal de fraqueza que prejudica quem os guarda. Mas as pessoas que fazem essa cobrança normalmente não fazem pensando no bem de quem guarda seus segredos. É possível que quem faça esse tipo de cobrança seja alguém que não quer servir de bode-expiatório pelo mesmo segredo ou alguém que queira saber quem guarda determinado segredo para poder julgá-lo. Em ambos casos, a pessoa que faz essa cobrança é um hipócrita pois diz que seu discurso é em benefício de outro mas na verdade pretende beneficiar apenas a si mesmo.

<< < > >>

Envie um e-mail!