logo.jpg

Jogos de ComputadorRPGLinksTermos de Uso

 

Início > Filosofia da Barata

 

Maniqueísmo (20/07/2015)

As pessoas possuem uma tendência a distinguir as outras entre boas e más. Isso se chama maniqueísmo.

Esse conceito é muito utilizado em estórias de ficção. Normalmente um personagem assume o papel de vilão, ou seja, a pessoa má; e quem vai contra esse vilão normalmente é o herói, a pessoa boa. Normalmente quanto mais infantil é a história, mais fácil é para se distinguir os heróis e os vilões.

É comum as pessoas associarem o conceito de bom e mau a rótulos baseados em religião, etnia, classe social e as pessoas sempre acham que são boas, então seus rótulos preferidos seriam bons, os rótulos aos quais ela tem alguma aversão ela poderia considerar rótulos maus e os demais rótulos poderiam ser neutros. Esse fenômeno ocorre de forma similar ao que ocorre com o conceito de certo e errado: as pessoas simplificam as ideias em rótulos normalmente associados a ideologias e sempre acham que estão certas e que se alguém não se enquadra no conceito de certo dessa pessoa, esse alguém estaria errado.

Mas, na vida real, é muito difícil distinguir de maneira absoluta as pessoas entre boas e más. Ainda que você considere que alguém se enquadra na definição de bom ou mau, se avaliar cada atitude da pessoa de maneira isolada poderá observar que normalmente as pessoas ora agem de maneira boa e ora agem de maneira má. Talvez uma pessoa que tenha uma atitude no trabalho, poderia ter outra atitude no ambiente familiar. Ou que, a depender do seu nível de estresse, ela poderia ser uma pessoa mais, ou menos, amigável.

Ou seja, o conceito de bom e mal seria melhor empregado às ações do que às pessoas.

Uma ação que não ajudasse nem atrapalhasse as outras pessoas seria uma ação neutra, uma ação que traz o bem-estar para as demais pessoas seria uma ação boa e uma ação que prejudica as outras pessoas seria uma ação má. No caso de uma ação simultaneamente prejudicar uns e ajudar outros, a depender do ponto de vista seria uma ação boa ou má, mas, se fosse possível determinar uma “média” entre todos os benefícios e prejuízos seria possível também classificar de maneira absoluta essa ação entre neutra, boa ou má. Classificando as ações dessa maneira e considerando que uma pessoa pode realizar ações boas e más, a pessoa não seria nem uma coisa nem outra.

<< < > >>

Envie um e-mail!